UA-60948935-1

Você tem planos com a Alemanha?

21 outubro 2020
Category
Alemanha

Você tem planos com a Alemanha? A Alemanha tem planos, oportunidades e incentivos para diversos perfis de estudantes, profissionais, pesquisadores! Seja qual for o objetivo de um e de outro, o 1º passo é se comunicar em alemão! Será que vai dar match? 😊

Lousa - Sprechen sie Deutsch?

Estudar um idioma no país onde ele é a língua oficial de seus habitantes é uma das maneiras mais gostosas, divertidas, emocionantes e desafiadoras para se alcançar a tão desejada fluência! Estar aberto para sair da zona de conforto e se colocar neste lugar de aprendizado intenso todos os dias por um determinado período, faz crescer, amadurecer, questionar certezas, refletir e aprender muito! E, sem perceber, abrir portas, janelas, caminhos… alargar horizontes.

Ter uma experiência destas na 4ª potência mundial, num dos países com melhor qualidade de vida do mundo, com uma história tão rica e tantos outros predicados, é optar por uma bagagem diferenciada, com certeza!

Assim é ESTUDAR ALEMÃO NA ALEMANHA!

ESTUDAR ALEMÃO PARA VENCER NA ALEMANHA

Residir temporariamente na Alemanha e vivenciar com mais profundidade sua cultura e seu dia-a-dia, aprendendo o alemão em sala de aula e treinando o idioma em diversas situações que nem imaginamos passar é o 1º passo para a integração plena e bem sucedida ao país. Integração no sentido de estar presente de verdade, vivendo a dinâmica local, absorvendo as informações do cotidiano, interagindo com seus habitantes, respeitando e adotando sua cultura, conhecendo sua história.

O caminho à fluência no idioma requer dedicação, sim, mas requer também contato, troca, ação, curiosidade, abertura e por isso a imersão na Alemanha é tão rica, produtiva e proveitosa. As oportunidades de praticar o idioma estão por toda a parte, a começar dentro de casa. Seja morando com uma família que se comunica em alemão, seja morando em uma residência de estudantes, Universidade ou sozinho em um apartamento. Em qualquer situação, o idioma será requisitado de alguma maneira. O mesmo se dá ao utilizar o transporte, fazer compras no supermercado, ir ao banco, ao cinema. Além disso, há diversas opções de cursos livres de baixo custo que enriquecem o vocabulário. Ainda é possível aprimorar o idioma participando de visitas guiadas em museus, praticando esporte com grupos locais, tocando um instrumento em aulas dedicadas.

Para apoiar toda esta aventura e tantas descobertas, é importante desembarcar no país com algum conhecimento do idioma mesmo que ainda no A2, que já será bastante coisa e um bom começo! Vá estudando alemão enquanto planeja a sua viagem e surpreenda-se com o resultado do seu teste no 1º dia de aula.

TABELA DE NIVEIS DE CONHECIMENTO

Assim como a maioria dos idiomas, os níveis de conhecimento da língua são medidos de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), que define o grau de domínio de expressão e compreensão oral e escrita das pessoas.

A partir do nível B2, aferido por Exames Internacionais como o TestDaf, portas e janelas se abrirão para a vida na Alemanha e o caminho rumo ao Ensino Superior Alemão começa a se desenhar até se transformar em uma possibilidade real! Depois disso, é um vendaval de oportunidades e então, é preciso estar focado naqueles seus planos com a Alemanha!

E O QUE A ALEMANHA PODE RESERVAR PARA FLUENTES EM ALEMÃO?

Dominar o idioma pode elevar a sua vida na Alemanha a outros patamares. Por exemplo, com nível B2 você já pode participar de cursos preparatórios (Studienkolleg) para um Curso de Graduação, que nas Universidades Públicas tem um custo irrisório e qualidade excelente. Sendo um estudante de Ensino Superior, as oportunidades de trabalho com a carga horária permitida ficam mais numerosas. Alcançando a fluência, os estudos universitários ficam mais ricos e as oportunidades de trabalho após a conclusão do curso, mais assertivas. E a depender da sua área de trabalho/estudo, a chance de morar em definitivo neste país incrível!

Além de tudo isso, a Alemanha oferece diversas Bolsas de Estudos, incentivos, tem uma política migratória e condições de Vistos de Entrada interessantes, como por exemplo o Working Holiday Program, entre outros. Para tanto, é preciso apresentar todo o seu conhecimento, empenho e planejamento.

Você tem planos com a Alemanha? A Alemanha tem para você! Dê o 1º passo e siga evoluindo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *