fbpx

Primeiro dia em Berlim

15 maio 2020
Category
Alemanha

O plano era ir até a Alexanderplatz a apenas 20 minutos a pé de onde estávamos acomodadas e de lá seguir até a East Side Gallery – a galeria de arte a céu aberto que utiliza a parte preservada do Muro de Berlim para expor diversas obras, mas no meio do caminho tinha muita história e o rumo mudou!

É uma aventura sair andando por aí quando você não conhece a cidade, sobretudo em um país diferente, mas sair andando pelas ruas de Berlim é uma aventura surpreendente. Tentei manter a emoção que senti para descrever cada passo dado nesta cidade linda!

Estávamos super bem localizadas no Bairro do Mitte, pertinho do Rio Spree. Era outono e a temperatura girava em torno de 5ºC, céu azul. Focadas no caminho para chegar ao destino, cruzávamos a ponte sobre a imensidão do Rio Spree. Paramos para contemplar….

Curiosidade: O Rio Spree não é próprio para banho. Ele não tem cheiro e tão pouco lixo boiando nas águas, mas há um projeto em andamento muito interessante de revitalização da área próxima a Berliner Dom para permitir o banho em determinado trecho. Flussbad Berlin

Depois de reparar em cada detalhe desta cena incrível, nos viramos para ver como seguia o curso do Rio do outro lado da ponte e aí eu fiquei deslumbrada!! Por mais que planejemos nossas caminhadas, olhar um mapa indicando os pontos turísticos não nos dá a dimensão da vista que teremos do ponto onde estamos!

“Que lindoooo!! É a Berliner Dom??”

Olhe a imponência desta construção no meio do nosso caminho!!! Vamos lá primeiro!!!

MUDANDO O RUMO

Cruzamos a ponte rumo à Berliner Dom e o que nos esperava do outro lado era mais história….

Altes StadtHaus/ Prefeitura Velha – construída em 1911, foi atingida durante a 2ª Guerra e reconstruída em 1960. Em 1994 foi reformada e hoje abriga o Departamento de Assuntos Internos e Esporte do Senado e o Escritório de Monumentos do Estado em Berlim. No topo, a estátua de cobre da deusa da sorte Fortuna.

Tantas coisas aconteceram neste ponto da cidade ao longo do tempo, que é muito curioso estarmos ali tranquilamente aguardando o sinal de pedestre ficar verde para atravessarmos.

Do outro lado da rua está a Prefeitura de Berlim/ Rotes Rathaus, endereço oficial da Prefeitura e do Governo do Estado. Construída entre 1861 e 1869, sua torre é um marco na cidade com 74 metros de altura, equivalente aproximadamente a um prédio de 24 andares!!

Não posso deixar de comentar sobre a Berliner Fernsehturm/ Torre de TV da Alexanderplatz. Ela nos ajudou muito no nosso norte no dia posterior quando..adivinhem? …..a bateria do celular acabou e estávamos longe de casa…aquela que não tínhamos o endereço……mas isso é outra história…

Atravessamos!

Você dá um passo, dá outro passo e entra na linda área do Museum Nikolaikirche com ruas de paralelepípedo onde há lojinhas, restaurantes e outras construções históricas.

É uma surpresa sair daquela super avenida movimentada e de repente, entrar nesta área tranquila. Um quarteirão, com muito verde, história e comidinhas alemãs.

Aqui fica o Museum Nikolaikirche, Igreja construída há mais de 800 anos, funcionando desde 2010 como Museu e que além de oferecer visitas guiadas, promove diversos eventos musicais, cursos…uma ótima oportunidade para quem quer aprimorar a comunicação em alemão. Era a Igreja do Conselho da cidade cuja 1ª Assembleia tomou posse em 1809!!! Destruída durante a 2ª Guerra Mundial, foi reconstruída em 1984 e reformada em 2008.

Suas duas torres podem ser vistas de longe e marcam o horizonte da cidade!

 

 

 

E então, estamos cada vez mais próximas da Berliner Dom e vamos caminhando ao longo do Rio Spree…. nós e muitos turistas! Que passeio mais agradável!!!

Com a aproximação da Berliner Dom, não posso acreditar que estou em Berlim! Que aquela construção que contemplo desde pequenininha está ali bem na minha frente, GIGANTE!

A Berliner Dom é gigante mesmo. Tem 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, uma construção neo-renascentista extraordinária, inaugurada em 1905 e restaurada em 1975 depois de ser atingida durante a 2ª Guerra Mundial num ataque aéreo. Além das visitações e cultos, diversos concertos acontecem no local.

E por ali ficamos extasiadas por horas na Lutsgarten, contemplando a vista, a vida, a história e batendo papo! O passeio foi concluído com um almoço/janta maravilhoso: Wiener Schnitzel, hummmmmm!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares