UA-60948935-1

No ritmo do transporte londrino

5 maio 2015
Comments  0

foto reRenata Tichauer se apaixonou por Londres quando fez seu primeiro intercâmbio e escolheu a cidade como sua morada. Está lá há 10 anos e segue encantada por tudo! Ela é correspondente internacional da MAPAei, responsável pelo Programa Welcome em Londres e escreve quinzenalmente para o Blog.

 

 

Depois de dez anos vivendo em Londres, os sentimentos de realização e paixão pela cidade permanecem inalterados e parece nunca se desgastarem com o tempo. Amo Londres com a mesma intensidade do primeiro dia em que pisei em terras britânicas, cheia de malas e expectativas… Muitas coisas mudaram desde então e sempre para melhor!

Para ilustrar estas mudanças, hoje vou falar um pouco sobre o transporte público, mais especificamente sobre um dos cartões postais e ícone da cidade: o ônibus vermelho de dois andares e seu sistema que funciona incrivelmente bem!

A cidade oferece vários meios de transporte: ônibus, metrô, trens, barcos e, desde de julho de 2010, bicicletas. Você escolhe de que forma vai circular. Isso vai depender do seu tempo e disposição. Além de eles cobrirem toda a cidade, o que mais me fascina é que para todos (exceto a bicicleta que está te esperando) há displays informando em quantos minutos o transporte chega no ponto ou estação e se houver algum problema ou mudança de itinerário, você será informado. Além dos displays, todas as rotas são apresentadas por meio de folder, totens e em mídia digital!!

 

Antigo

Antigo

 

Atual

Atual

 

Novo

Novo

 

Como uma criança, toda vez que meu trajeto é longo, lá vou eu para o segundo andar e sento na primeira fila! Dá uma espiada! :))

 

 

Para andar neste cartão postal, você precisa ter um cartão Oyster ou um cartão de banco com este sinal ))) (contactless paymente cards). Eles não aceitam moeda em espécie! Os cartões Oyster estão à venda pela internet, nas estações de metrô e podem ser carregados em estações de metrô, trem ou em lojinhas espalhadas pela cidade. Dependendo do motivo da sua estada em Londres: estudo, trabalho, turismo, você tem um tipo de cartão e de desconto! Viajando com a MAPAei e tendo o Programa Welcome incluso, eu mesma oriento sobre a melhor opção e acompanho a compra! ;).

foto 3

Oyster Estudante

 

foto 4

Contactless Paymente Cards (Este “botão amarelo” é onde você encosta o cartão para ter a permissão de entrar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O valor do ticket de ônibus cobre toda a cidade, independente das zonas que você vai cruzar na sua jornada. Já para tickets de metrô e trens quanto mais central mais caro ficará o valor do ticket. Londres se divide em 6 zonas, sendo a zona 1 a parte central e zonas de 2 a 6 em forma de anéis concêntricos em torno do centro. (greater London tem 9 zonas, mas estamos falando somente da cidade em si ).

Para estudantes, o valor é super especial! Vale muito a pena comprar e andar livremente por esta cidade incrível. Em todos os momentos de folga você pode dar um passeio bacana, indo para lá e para cá por um precinho interessante. As condições dependem do tempo que você ficará na cidade.

Então, para dar uma idéia de custo, se você é um estudante inscrito em curso com duração acima de 14 semanas, espia o site Transport for London!

Uma curiosidade que chama a atenção neste ônibus é a acessibilidade dele, tanto para cadeirantes, quanto carrinhos de bebês, além de sempre estar no nível da calçada para todos subirem sem dificuldades! Interessante também que você pode entrar com seu cachorrinho sem stress! 😉

Bom, claro que o maravilhoso não significa perfeito, mas eles estão sempre focados na melhoria do serviço. Os trabalhos nas linhas são constantes para que aumente o acesso, a frequência e a precisão de horários, além de investimentos em ar condicionado e WIFI nas estações… E a coisa não para por aí!! Em setembro de 2015 algumas linhas de metrô estarão funcionando 24 horas nos finais de semana! UAU!!

Agora me diz, tem como não amar isso aqui?

See you!

Comments are closed.