UA-60948935-1
Ni Hao,
Desde que o mundo é mundo, que os adolescentes sentem dificuldades em escolher uma profissão. Ainda me lembro de quando eu tinha 14 anos e morria de inveja de uma coleguinha que queria ser bailarina e que, ainda por cima, dançava muito bem! “Por que eu não nasci com um talento desses para não ter que viver esta dúvida? ”
Hoje, eu que construí uma carreira na área de comunicação e depois dos 50 ter virado coaching, tenho quatro filhos que estão, sucessivamente, passando por esta fase de escolha que é sempre muito difícil.
E por que estou falando tudo isso num blog sobre a China?
Por que a Shenzhen Univeristy passou a oferecer recentemente o curso perfeito para adolescentes e jovens adultos que que desejam ter uma formação superior sem abrir mão de conhecer outros países e pessoas de outras nacionalidades. O curso se chama International Trade and Economics.
Como ele funciona?
Na parte da manhã o aluno tem aulas de mandarim e, na parte da tarde, ele faz um bacharel em Comércio Exterior. Entre as matérias que compõem o curso estão: Management, Marketing, English Correspondence for International Trade, Business Decision-making Model, Micro and Macroecnomics, Financial Accounting e International Trade Practices.
Em resumo, depois de quatro anos de estudo, o aluno sai formado em nível superior, falando mandarim e inglês fluentes. Se o jovem começa aos 18 anos, aos 21 ele já está apto para ganhar o mundo e ser independente! E se quiser voltar para trabalhar no Brasil, o currículo será o primeiro na lista de qualquer headhunter.
Não é um belo investimento para quem ainda não sabe muito bem o que fazer da vida? Para mim, o mais legal de tudo é a possibilidade de conviver com pessoas do mundo inteiro e conhecer vários países asiáticos, em uma idade onde estamos formando nossa visão sobre a vida e construindo network. Diferença cultural não se aprende na escola. Se aprende vivendo!
Para se matricular neste curso, cujo período letivo começa sempre no mês de setembro, é preciso apenas ter o diploma do Ensino Médio e inglês intermediário para poder acompanhar as aulas. E é claro, muita disposição!
Para os pais, a mensalidade fica mais barata do que a das boas universidades particulares brasileiras.
Este ano, a MAPAei tem o seu primeiro intercambista fazendo o International Trading and Economics da Shenzhen University.
Christiane Dumont é certificada pela Sociedade Brasileira de Coach em Life&Personal Coach e atende pessoalmente e por Skype. Pós-graduada em propaganda e marketing, vive há quase cinco anos em Shenzhen, na zona do Cantão na China. Casada, mãe de 3 filhos, trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer este país, além de escrever para mídias sociais sobre suas experiências como expatriada.