UA-60948935-1

Existe Natal na China? | Mapa da Educação Internacional | MAPAei

21 dezembro 2015
Comments  0

Sim, existe natal na China, mas completamente desconectado de festa religiosa, mais ainda do nascimento de Jesus. Para minha querida empregada Aijiao, cuja família mora no interior, o Natal simplesmente não existe. Sua filha, que tem 16 anos, provavelmente vai sair com algumas amigas e só. Para minha professora de chinês, que mora em Shenzhen, uma cidade repleta de estrangeiros, o Natal é uma data do calendário ocidental que está sendo, aos poucos, incorporada ao calendário chinês. Desde que ela está no primário, ou seja, há pouco mais de 30 anos, que o natal faz parte da sua vida. Seus pais nunca montaram uma árvore, mas acabam sempre fazendo um jantarzinho especial.

Natal em mandarim se fala “shèng dàn jié” 圣诞节,que lendo caracter por caracter significa Festival do Nascimento Sagrado. Mas nascimento de quem mesmo? Na China, de niguém específico. Por mais que a gente saiba que o cristianismo é muito pouco difundido por aqui (segundo a Wikipédia, apenas 8,6% da população da China), ainda assim é muito estranho imaginar que alguém possa não saber quem foi Jesus.

O fato é que o Natal é uma mistura de Halloween com Dia das Mães/Pais/Crianças: uma grande oportunidade do comércio alavancar suas vendas, tirando proveito da imensa capacidade de incorporação dos hábitos ocidentais pelos chineses. Apesar dos restaurantes ficarem cheios no dia 25 e dos chinesinhos fazerem festa nas escolas, na China não é feriado. Empresas, colégios e universidades funcionam normalmente.

Aqui em Shenzhen, a decoração de Natal é extravagante. Ícones de natal como o Papai Noel, árvore, renas são misturados de uma forma um pouco caótica com Snoopies e Hello Kities. Mas, os chineses são mestres em iluminação e acaba ficando tudo muito bonito. As mulheres, de qualquer idade, gostam de colocar arquinhos com chifres de rena, Papai Noel e, algumas vezes, chifrinhos de diabo. Haja ecumenismo!

Decoracao de natal nos shopping de Shenzhen-China
Decoração de natal nos shopping de Shenzhen-China

 

Decoração do Coastal City em Shenzhen China
Decoração do Coastal City em Shenzhen China

 

Pode-se comprar qualquer tipo de enfeite no www.taobao.com
Pode-se comprar qualquer tipo de enfeite no www.taobao.com

Apesar dos chineses ainda não terem adotado por completo o hábito de enfeitar as casas para o Natal, a oferta de bolas, adereços, bonecos é gigantesca e o preço muito baixo! Nós, ocidentais, fazemos literalmente a festa! O difícil mesmo é montar a ceia. Alguns mercados de importados oferecem peru assado e tender, comidas que nenhum chinês jamais colocou à mesa. Eu já encomendei os meus!

Como comprar peru em Shenzhen durante o Natal
Como comprar peru em Shenzhen durante o Natal

Na China, o importante do Natal é unir a família e os amigos para tentar aplacar a saudade imensa que nos dá dos nossos pais, irmãos e do clima de confraternização que envolve nosso querido Brasil.

Feliz Festival do Nascimento Sagrado para todos!

 

Christiane DumontChristiane Dumont é publicitária e vive há quase quatro anos em Shenzhen. Casada, mãe de 3 filhos, ela trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer a China. Christiane também escreve para sites e mídias sociais e atua como gerente de marketing de um centro de língua e cultura que visa estreitar as relações entre chineses e estrangeiros do mundo inteiro. Ela é parceira exclusiva da MAPAei na área de educação e organiza o Programa Welcome Plus em Shenzhen. christianedumont@hotmail.com

 

Comments are closed.

Click For INFO