Meu Curso Intensivo de Mandarim na China
O post de hoje é o depoimento do mais novo intercambista da MAPAei para a China, o Cleuson, que foi fazer um curso intensivo de mandarim de 1 mês em Shenzhen. Uma semana após o início das aulas com a Nora na N+, ele nos disse o seguinte.
“Conhecer a China e mergulhar em outra cultura é muito interessante. Fazer novos amigos e conhecer pessoas do mundo inteiro, com culturas e línguas diferentes, é uma grande recompensa para quem está em busca de expandir sua visão de mundo. Na China, para que se possa expandir a forma de ver o mundo, não se pode estar preso a ideias e costumes. É preciso estar aberto a novos cheiros, novos sabores, novas formas de agir e pensar por que é exatamente isso que faz da vinda para cá uma aventura.
Já conheci pessoas da Sérvia, Estados Unidos, São Domingos, Canadá e Espanha. E, como não podia deixar de ser, brasileiros! Sim há muitos brasileiros vivendo em Shenzhen formando uma comunidade bem unida.
Os chineses são pessoas expansivas, com uma felicidade contagiante e donos de uma culinária fantástica! A Nora, minha professora baixinha e exigente, pede comida na hora do almoço para nós dois e é muito divertido receber o próximo prato, pois há sempre uma “surpresinha” a nossa espera!
No entanto, o mais impressionante desta viagem é a sensação de sentir-se em casa, mesmo estando na China. Na vinda para cá, recebi o apoio da Marcia e da Chris Dumont o que facilitou tudo em 600%. Hoje, estudando com a Nora e seus professores assistentes, me sinto muito integrado e, por isso mesmo, estou conseguindo tirar o melhor proveito desta oportunidade.
Zai Jian!”
Christiane Dumont é certificada pela Sociedade Brasileira de Coach em Life&Personal Coach e atende pessoalmente e por Skype. Pós-graduada em propaganda e marketing, vive há mais de cinco anos em Shenzhen, na zona do Cantão na China. Casada, mãe de 3 filhos, trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer este país, além de escrever para mídias sociais sobre suas experiências como expatriada.