Adolescentes que viajam sozinhos: experiência potencializada!
Os Programas de Intercâmbio para adolescentes que acontecem no período de férias escolares são uma excelente oportunidade de aprendizado, crescimento pessoal e muita diversão!
Quando o embarque é individual, ou seja, sem acompanhamento de um grupo liderado presencialmente por um funcionário da Agência, a experiência é potencializada e absorvida de maneira intensa! Isso acontece porque fica ainda mais aflorado no adolescente que viaja sozinho o seu papel de protagonista da viagem desde o momento em que embarca até sua chegada passando pelo portão de desembarque no Brasil.
O adolescente acessa emoções e sentimentos variados e vai lidando com todas estas novidades seguro de que conta com uma rede de proteção e apoio tanto da família quanto da MAPAei e da Escola que o acolhe. Muito enriquecedor!
São diversas as novidades, mesmo para aqueles que já tiveram uma experiência internacional em família, a começar pela saída do Brasil e chegada no exterior como por exemplo: passar pela Polícia Federal, entrar no avião, encontrar o seu lugar, guardar a mala de mão, vivenciar a refeição de avião, desembarcar na conexão (se houver) e seguir para o próximo embarque, passar pela imigração já em outro idioma, recolher a mala, encontrar o líder da Escola que recepciona os estudantes e seguir para sua acomodação. O Programa nem começou, mas a aventura e o sentimento de realização da 1ª etapa da viagem já impactou positivamente o adolescente.
Preparando os Adolescentes que viajam sozinhos
– Muitas Cias Aéreas oferecem o serviço de acompanhamento de menor e, a depender da idade, a contratação é ou não obrigatória. Independentemente de contar com este serviço o passo a passo até o destino é detalhado em nossa reunião pré-partida e os documentos necessários para o embarque e imigração são recapitulados e organizados. –
– Para que o adolescente possa fazer a viagem internacional desacompanhado é mandatório apresentar o Passaporte com Autorização de Viagem de Menor (1) ou a Autorização de Viagem de menor (2) especificamente para esta viagem. Confira aqui as orientações para a solicitação de cada uma das possibilidades – Clique Aqui –(1) | Clique Aqui (2).
A chegada ao destino
O trajeto até a Residência Estudantil já vai dando o tom do ambiente em que está inserido. É muito gostoso observar a mudança de cenário, as características locais, o clima e aquele ¨bla bla bla¨ em outro idioma. É uma preparação para a próxima etapa, aquele sentimento de que “agora o Programa começa para valer”!
O segredo para uma experiência bem sucedida
Cada estudante tem um perfil e cada família uma maneira de lidar com os desafios que o estudante está atravessando no exterior. O segredo para uma experiência plena, emocionante e tranquila é a comunicação! E, claro, a abertura para o novo e/ou para a expansão dos próprios limites.
Aqui na MAPAei costumamos enfatizar que toda a dúvida, pergunta, comentário são super importantes e que o óbvio não existe! Por isso, mantemos um canal direto e ativo para atender os estudantes que estão no exterior e suas famílias no Brasil tanto para acompanhar, orientar, esclarecer, apoiar, como para responder aquela pergunta precedida por esta outra “ah, eu não vou perguntar isso, né?”. Estamos aqui para esgotar as interrogações e, assim, assistir o total aproveitamento desta experiência.
Muitas amizades feitas no exterior permanecem, assim como o carinho por aquele país que acolheu o estudante. Aprimorar o conhecimento no idioma e na cultura local pode ser o 1º passo para diversas outras aventuras e para ser e abraçar quem se é de verdade.
O desafio de voltar diferente ao Brasil
O retorno ao Brasil parece mais tranquilo (depois de fechar a mala e pesar), mas é tão desafiador quanto a ida, no sentido de que a família vai receber um estudante mudado. Seja qual for a característica de cada um, vai voltar diferente e então é estabelecida uma nova conexão.
Todo movimento gera crescimento, inclusive do familiar que não embarcou!
Escolha esta aventura e conte com a MAPAei!
A gente, aqui, agradece a confiança!