fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre High School na Alemanha

7 janeiro 2020

Participar de um Programa de High School na Alemanha seja por 2, 3, 5 ou 11 meses requer planejamento e uma avaliação criteriosa! A avaliação criteriosa deve ser tanto dos pais quanto dos próprios estudantes e há muitos pontos importantes em jogo. Vamos levantar alguns deles aqui, apontando nosso ponto de vista, que não é certo nem errado, apenas uma reflexão.

Qual o melhor momento para participar de um Programa de High School? No nosso ponto de vista, considerando maturidade do aluno e o caminho futuro para o Vestibular, o momento ideal seria entre 15/16 anos de idade, estando no 1º ano do Ensino Médio.

No 1º ou no 2º Semestre? Em termos de adaptação ao clima, o ideal seria ir de Set a Jan. O estudante chega ao país em um clima muito parecido ao do Brasil no verão e vai, gradativamente, se acostumando com a queda de temperatura. Em termos acadêmicos, as Escolas no Brasil costumam sugerir o 2º semestre (Brasil).

Qual o nível de Alemão exigido? O nível de Alemão para Escolas Públicas deve ser A2 completo, mas recomendamos fortemente, principalmente para aqueles matriculados para o semestre, que tenham nível B1 completo para melhor aproveitamento.

Faz sentido participar por 2 ou 3 meses? Sim! Principalmente para quem não quer aproveitar academicamente os estudos no Brasil. Assim, participam do Programa entre Dezembro e Fevereiro sem muita pressão de alcançarem bons resultados. Na volta ao Brasil, seguem seus estudos no Ensino Médio normalmente. A cobrança por assiduidade, participação e provas no exterior é a mesma, mas sem o risco de refazer o semestre no Brasil.

É possível aproveitar o semestre na Escola no Brasil? A Escola no Brasil deve esclarecer o que é preciso para que o aproveitamento das disciplinas ocorra, tanto em termos de frequência, resultados alcançados, quanto a documentação a se apresentar após o Programa.

É fácil ter bons resultados na Escola da Alemanha? Fácil é ficar sentado no sofá com saúde assistindo o esforço e a coragem dos outros! 😊 Para ter bons resultados na Escola seja no Brasil ou na Alemanha, é preciso muito esforço e força de vontade. Estando na Alemanha, a garra precisa ser redobrada, pois as aulas são em alemão, esclarecer as dúvidas com os colegas é em alemão, a cultura é diferente e o estudante é senhor da construção de seu conhecimento. O aluno precisa avaliar sua maturidade para lidar com a responsabilidade nos estudos e os pais precisam incentivá-lo a alcançar bons resultados, cientes de todos os desafios que é estar fora do país em uma cultura e língua diferentes.

A Escola Pública na Alemanha é boa? Não é boa, é excelente! A começar pela estrutura da Escola. Fizemos uma visita à uma delas em Berlim e ficamos encantados. Claro que cada uma tem a sua particularidade, mas acabam seguindo o mesmo padrão. Veja:

 

 

Curiosidades: as Escolas em geral seguem algumas regras de segurança e boa convivência como por exemplo: nos intervalos as salas são trancadas e os alunos devem ficar fora do prédio, na cantina só entra quem vai consumir, celulares são proibidos, entre outras.

Em quais cidades acontece o Programa? O Programa acontece nas cidades de Berlin | Bremen | Koblenz | Bayreuth | Lübeck | Nürnberg | Minden | Hamburg. É possível optar entre duas modalidades de Programa: escolhendo a cidade desejada ou sem a escolha da cidade. A diferença entre elas é o valor.

Tem uma cidade mais recomendada? Todas são muito interessantes e cada uma tem sua característica, mas somos muito fãs de Berlim não apenas por ser grande, ter muita história para todos os lados e opções de lazer, mas também porque lá fica a matriz de nosso parceiro e por conta disso, há mais serviços inclusos no Programa que acontece na cidade como: 3 Aulas de Alemão/ semana durante a tarde; 1 excursão/semestre durante o final de semana para cidades próximas (ex.: Dresden, Hamburgo); Jantar de Natal na Escola; Churrasco no Campus no verão; Diversas atividades no Campus como: filmes, karaokês, etc… Nas demais cidades, há equipe de apoio.

É seguro andar sozinho pela cidade? A Alemanha é um país muito seguro e é comum ver pelas cidades estudantes na mais tenra idade circulando sozinhos rumo à Escola, seja a pé ou de transporte público. Desde cedo são ensinadas a darem conta de suas responsabilidades e se virarem para cumprir seus compromissos.

Como funciona a hospedagem em Casa de Família? Na Casa de Família o estudante terá um quarto individual, pensão completa, e deverá respeitar as regras da casa. O almoço costuma ser um lanche e o jantar a ser servido mais cedo (por volta das 18h). Ao participar do Programa, o estudante é convidado a vivenciar efetivamente a cultura alemã, deixando os hábitos brasileiros e mantendo-se aberto para estar em família em todas as oportunidades que tiver.

A Casa de Família fica perto da Escola? A distância entre a Escola e a Acomodação pode variar, alcançando até 50 min de deslocamento com transporte público.

Qual o perfil da Família que hospeda o estudante? As Famílias que recebem os estudantes têm perfis diferentes podendo ser um casal com filhos, sem filhos, apenas a mãe com os filhos morando junto ou não, pessoas mais velhas, trabalhadores, aposentados, do lar. Todas são avaliadas periodicamente para receber o estudante e falam alemão. A Alemanha é um país acolhedor e bastante internacional, todo quinto cidadão é imigrante ou vem de uma família com raízes estrangeiras, assim que não há um perfil de família alemã padrão.

A Família vai levar o estudante para passear e conhecer a cidade? Muita coisa mudou com relação a hospedagem de estudantes em geral. Antigamente, havia um interesse genuíno em receber o estudante estrangeiro, poder apresentar sua cultura e cidade e conhecer mais sobre os país do visitante. Atualmente, receber um estudante em casa é principalmente um complemento de renda. Haverá a convivência em família e o responsável estará atento às solicitações do estudante, lembrando que na cultura alemã as crianças e adolescentes são tratados como pequenos adultos, vão à Escolas por conta própria e são responsáveis pelos seus compromissos. O “dar conta de si mesmo” e “resolver seus próprios contratempos” é desde cedo ensinado e pacientemente estimulado, repercutindo completamente na formação e atitude diante aos acontecimentos da vida.

Que tipo de Visto é preciso solicitar? Para Programas de 2 a 3 meses, o estudante pode utilizar o Visto de Turismo. Para aqueles que vão cursar o semestre, o embarque também é com Visto de Turismo e em até 30 dias após a chegada é preciso dar entrada na Permissão de Residência, contando com o apoio de nosso parceiro na Alemanha.

Você ficou com alguma dúvida? Clique Aqui e Saiba Mais ou entre em contato contato@mapaei.com.br .

As inscrições para o 1º Semestre acadêmico na Alemanha (Set a Jan) estão abertas até Maio/20!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares