fbpx

HIGH SCHOOL/ GYMNASIUM NA ALEMANHA

Faça o High School/Gymnasium (Ensino Médio) na Alemanha com a MAPAei!

Alemanha atrai cada vez mais estudantes estrangeiros que buscam qualificação de excelência reconhecida internacionalmente e oportunidades futuras de experiência profissional. Aprimorar a língua, ter qualidade de vida a um custo mais acessível (se comparado com outros países da Europa), faz o país despontar no horizonte.

A experiência de intercâmbio, proporciona o amadurecimento do adolescente, além de trazer tantos outros benefícios como: ampliação de visão de mundo, desenvolvimento da empatia e da proatividade, estímulo do espírito empreendedor e de equipe, aprimoramento das habilidades sociais, e claro, desenvolvimento da fluência no idioma. As esferas de aprendizado são tão diversas, que sobra até para familiares e amigos, que são impactados diretamente com tantas descobertas, novidades e, por vezes, solicitações de carinho, ombro amigo e conversinhas para amenizar a saudade. Todos aprendem e se beneficiam da experiência do estudante: antes, durante e depois! É muito estimulante e desafiador!

Participar de um Programa de High School/ Gymnasium na Alemanha é uma grande oportunidade para desvendar novas formas de viver e estudar, contando com uma rede de apoio para que esta aventura seja proveitosa, divertida e bem-sucedida. Além disso, pode ser o primeiro passo para um retorno mais longo após o Ensino Médio ou mesmo para fins profissionais.

liberdade, o respeito e a confiança dão o tom à cultura alemã. Chama a nossa atenção o fato das crianças e adolescentes irem à Escolas por conta própria. O “dar conta de si mesmo” e “resolver seus próprios contratempos” é desde cedo ensinado e pacientemente estimulado, repercutindo completamente na formação e atitude diante aos acontecimentos da vida.

Ensino Médio na Alemanha é dividido em 3 tipos de Escola: Hauptschule, Realschule e o Gymnasium e é competência de cada Estado regulamentar o currículo acadêmico, ingresso, conclusão, entre outros temas afins. O Gymnasium prepara os alunos para estudos universitários.De maneira Geral, as aulas acontecem de Segunda a Sexta-Feira das 8h às 13h30, podendo se estender até 14h.


Opções de Gymnasium na Alemanha

Trabalhamos com 6 OPÇÕES de PROGRAMA GYMNASIUM que se diferenciam basicamente em tipo de Escola (Pública ou Privada), tipo de acomodação (Cada de Família ou Boarding School), tempo de duração do curso, pré-requisitos para a matrícula e valores.

Datas de Inscrição e Curso

SEMESTRE LETIVO:
1º Semestre: Setembro a Janeiro (Inscrição até – Maio)
2º Semestre: Fevereiro a Junho (Inscrição até – Novembro)
2 ou 3 meses: Inscrições com 4 meses de antecedência.




Nas Opções 1, 2 e 3, o estudante participa do curso de Gymnasium em Escola Pública ou Privada no período da manhã e está livre no período da tarde para estudar, passear com os amigos, conhecer a cidade e estar em família. Acomodado em Casa de Família em quarto individual com pensão completa, o estudante é responsável por acordar, tomar seu Café da Manhã, ir à Escola de transporte público ou a pé, ser assíduo nas aulas e manter seu quarto arrumado.

Diferentemente da cultura brasileira, na Alemanha os estudantes circulam pela cidade de maneira independente e são responsáveis por cumprir seus compromissos e pelos seus atos desde cedo. O almoço é um lanche e o jantar costuma ser servido mais cedo (por volta das 18h). Ao participar do Programa, o estudante é convidado a vivenciar efetivamente a cultura alemã, deixando os hábitos brasileiros e mantendo-se aberto para estar em família em todas as oportunidades que tiver.

CASA DE FAMÍLIA

Todas as famílias são cuidadosamente selecionadas, vistoriadas e orientadas sobre as suas tarefas ao receber um jovem estudante em suas casas. Geralmente, são famílias alemãs que estão enviando ou enviaram seus filhos para um Intercâmbio no exterior. Não há uma família anfitriã típica. O anfitrião pode ser uma mãe solteira, um professor universitário ou um funcionário. A família é responsável pela alimentação – café-da-manhã, jantar e um lanche para o almoço, durante a semana e seguirá seu cardápio normalmente de forma que o estudante poderá conhecer de maneira geral os hábitos alimentares dos cidadãos alemães. O estudante tem acesso ao banheiro, à lavanderia, telefone (é preciso pagar pelas ligações), sala de estar etc.


SEGURANÇA E SERIEDADE

A Alemanha é um país muito seguro, de mente aberta, colorido e bastante internacional. Todo quinto cidadão é imigrante ou vem de uma família com raízes estrangeiras. Por conta de sua história, o país trabalha continuamente no combate à discriminação e pela manutenção da unificação de seu povo. A MAPAei é super rigorosa na escolha de seus Parceiros para a realização do Programa de Gymnasium e conta com apoiadores locais e serviços exclusivos que garantem a tranquilidade necessária para que esta aventura de SAIR DA ZONA DE CONFORTO, repleta de aprendizados e emoções, requer.

Posso fazer o Abitur?

Matriculando-se em uma Escola Particular e cumprindo pelo menos 2 anos de estudo, sim! Isso porque o "Abitur" não é apenas um exame final, mas também todos os créditos que o estudante completou durante os dois anos anteriores aos exames finais. O que significa que é preciso de pelo menos 2 anos em uma Escola Alemã para fazer o "Abitur".

Terei um Certificado da Escola Alemã?

Sim! Independentemente do tempo em que estudou na Escola, será emitido um Certificado documentando o período e as disciplinas cursadas. Geralmente, há um comentário sobre seu desempenho acadêmico. Este Certificado certamente será de grande ajuda mais tarde, quando você começar a procurar emprego: os empregadores valorizam a iniciativa de ir para o exterior e os desafios enfrentados. Além disso, é claro, ter um Certificado de Escola Alemã implica que você fala alemão e conhece a cultura do país.

Meus pais podem me visitar?

Não é permitida a visita durante o Programa. Recomendamos que ela ocorra após o término da experiência para que seu processo de integração à sua família anfitriã alemã seja tranquila. Muitas vezes, o estudante se vê dividido entre as obrigações com a família "antiga" e a "nova", e a família anfitriã alemã também pode se sentir um pouco desconfortável.

É possível aproveitar as disciplinas no Brasil?

De acordo com a regras do MEC, Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (LDB), para que os estudos do Ensino Médio no exterior sejam aproveitados no Brasil, é preciso que o estudante conclua com sucesso 5 disciplinas (mínimo), contemplando: Comunicação e Expressão – literatura, redação, etc…; Estudos Sociais – história, geografia, economia, governo, etc…; Ciências Exatas – física, álgebra, geometria, matemática, etc…; Ciências Biológicas – química, biologia, biologia marinha, etc…; Práticas Educativas – educação física, esportes, dança, etc…. Além das disciplinas obrigatórias, o estudante pode cursar matérias eletivas de acordo com seu interesse. ** MUITO IMPORTANTE: é preciso ainda, verificar as regras da Escola em que o estudante está matriculado no Brasil, assim como os documentos que devem ser apresentados no retorno. Carga horária, nota, entre outros.

Entre em Contato

Atendimento