UA-60948935-1
Ni hao,
你好,
Antes de vir para China, estudei mandarim durante 4 meses em Curitiba no Celin da UFPR. Como minha professora era uma típica chinesa (embora fosse de Taiwan), ela também nos ensinava um pouco do lado cultural do país. Lembro-me do dia em que, ao nos mostrar o caractere de pão (mianbao 面包), ela disse que era muito difícil achar pão na China.
Como assim? Como vou viver sem meu pãozinho francês? O que vocês tomam de café da manhã na China?
Arroz é claro. Arroz com vegetais, arroz com peixe, com porco, com algas, puro… A turma inteira fez carinha de nojo e disse: peixe de manhã? No que ela, que era uma chinesa meio invocadinha, mandou: E vocês, que comem a mesma coisa todos os dias pela manhã a vida inteira?
E não é que ela tem razão? Mas pouco me importa, eu só saio de casa sem meu café com leite pão e manteiga em dia de exame de sangue. E, graças a Deus, eu consigo comer tudo isso aqui na China, embora derivados de leite sejam muito caros.
Mas, o que os chineses realmente comem no Café da Manhã em Shenzhen? Logo que cheguei aqui, saía para andar de manhã bem cedo e via as pessoas comprando uns bolinhos no meio da rua e levando dentro de sacolas plásticas para o trabalho.
Nunca tive muita curiosidade de saber o que eram aquelas coisas até entrar para Shenzhen University e ficar meia hora no ônibus, todos os dias, sentindo cheiros diversos. Às vezes, o cheiro é delicioso tipo coxinha de galinha de botequim. Às vezes, sinto cheiro de alga podre espalhada pela areia da praia depois de noite de ressaca. Eca!
Enfim, certa vez decidi descobrir o que os chineses comiam no Café da Manhã; levantei cedo, tomei um golinho de café com leite, peguei minha bicicleta e fui à luta. Não andei nem 200 metros para encontrar a primeira barraquinha.
Bom, os vídeos e as fotos contam o resto desta história.
Minha avaliação final confirma um antigo pensamento meu: a gente tem tanto medo do aspecto não identificado da comida, que acaba rejeitando verdadeiras delícias. O dumpling de porco estava muito bom assim como paninho de pia. O folheado é uma delícia, a canja é comida de doente tanto na China como no Brasil e a pizzazinha apimentada é um excelente belisquete para acompanhar uma cerveja bem geladinha.
Enfim, depois de provar de tudo, terminei tomando meu rotineiro, cansativo, pouco criativo e delicioso cafezinho com leite com pão de vento chinês e manteiga.
Zai Jian
再见
Christiane Dumont é publicitária e vive há quase quatro anos em Shenzhen. Casada, mãe de 3 filhos, ela trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer a China. Christiane também escreve para sites e mídias sociais e atua como gerente de marketing de um centro de língua e cultura que visa estreitar as relações entre chineses e estrangeiros do mundo inteiro. Ela é parceira exclusiva da MAPAei na área de educação e organiza o Programa Welcome Plus em Shenzhen.