UA-60948935-1
Graduação na Alemanha

Graduação na Alemanha

 

Inscreva-se em um Curso de Graduação na Alemanha com a MAPAei!

Faça sua Graduação na Alemanha e abra um mundo de oportunidades na sua vida profissional e acadêmica!

Estudantes de todo o mundo optam pela Alemanha para cursarem e concluírem sua Graduação no país e os motivos vão muito além da qualidade de Ensino reconhecida internacionalmente.

A Alemanha é um dos países mais importantes da Europa e sua força econômica, qualidade acadêmica, Sistema de educação pública financiado pelo Estado, política migratória e atrativos culturais colocam o país como um dos destinos mais promissores para investimento em educação, desenvolvimento profissional, integração local e permanência definitiva.

Para os interessados em investir na sua Graduação na Alemanha e marcar para sempre sua vida positivamente, é preciso se preparar e atender aos pré-requisitos para aplicar tanto para Cursos em Universidades Públicas quanto Privadas. A 1ª etapa fundamental para ambas começa com o ajuste de tempo do Ensino Médio Brasileiro para o Alemão, pois, no Brasil, este ciclo possui um ano a menos do que no Sistema de Ensino alemão, sendo necessário igualar este tempo de estudo.

Para aqueles estudantes que tiveram a oportunidade de complementar o Ensino Médio no Brasil e fizeram o Abitur, não é preciso participar desta etapa de Studienkolleg/ Foundation. O mesmo se dá para estudantes de Graduação que concluíram pelo menos 1 ano de Faculdade no Brasil com boas notas, têm nível C1 de Alemão e têm interesse em dar continuidade nos estudos na mesma área na Alemanha.

As diferenças primordiais entre as Instituições Públicas e Privadas são basicamente, a forma de ingresso, o idioma em que o Curso é ministrado e seus valores.

UNIVERSIDADE PRIVADA

A Alemanha oferece uma variedade de Programas de Graduação em pouco mais de 80 Universidade Particulares devidamente credenciadas no país e a tendência de oferta desta modalidade é crescente e a demanda também. Alguns dos pontos chaves que determinam esta escolha são: aulas ministradas em Inglês, menor concorrência entre candidatos, equipamentos de ponta e serviços exclusivos de apoio ao estudante como preparação da apresentação profissional, busca de emprego, entre outros.

A formação acadêmica em um dos países mais importantes da Europa, por conta de sua força econômica, qualidade acadêmica, política migratória e atrativos culturais, faz a Alemanha figurar entre os 4 destinos mais promissores para investimento em educação, desenvolvimento profissional, integração local e permanência definitiva.

Cursar a Graduação em uma Universidade privada traz uma aprendizagem mais personalizada e atenta as demandas de cada perfil de estudante, que assim como nas Universidades Públicas mescla estudantes locais e internacionais. Além disso, são oferecidos diversos serviços de apoio aos estudantes que vão desde a recepção no país com orientações essenciais para uma rápida adaptação, eventos sociais para networking, apresentação de empresas, até preparação de currículos, treino para entrevistas, apoio na busca por emprego, entre outros. Sua estrutura tanto física quanto de serviços extras de toda ordem, aliada a qualidade acadêmica se reflete nos valores dos Cursos. O custo-benefício é o principal fator de decisão nesta escolha.

O estudante brasileiro que conclui o Ensino Médio pode aplicar para a Graduação privada na Alemanha atendendo aos Cursos que oferecem o Programa de Foundation/ Studienkolleg à sua grade. Esta etapa é mandatória para ajustar o tempo de duração do Ensino Médio alemão, que tem um ano a mais se comparado ao Sistema de Educação brasileiro.

VISTO DE PERMANÊNCIA DE LONGA DURAÇÃO

Tão importante quanto planejar e organizar a viagem de estudos é verificar e providenciar os documentos exigidos para a solicitação de Visto de Permanência de Longa Duração, atentando-se para a comprovação financeira, item primordial para sua aprovação. Este Visto pode ser solicitado no Departamento de Estrangeiros após a chegada na Alemanha dentro de 3 meses após a entrada no país.

Atualmente (2020), os documentos exigidos são: Carta de Aceite da Instituição | Comprovante de Residência na Alemanha | Certificado de Conclusão Escolar com Apostila e Tradução Juramentada (Tradutor indicado pelo Consulado) | Comprovante Financeiro via Conta Bloqueada (Saiba Mais) no valor de EUR 10.332,00 para uma permanência de 12 meses ou Termo de Compromisso Financeiro de um anfitrião na Alemanha ou Carta de Concessão de Bolsa de Estudos | Comprovante de Seguro-Saúde, entre outros.

Conte com a MAPAei para orientar e organizar todos os detalhes de sua viagem de estudo.

FAQ - Perguntas Frequentes

Preciso ser fluente em Alemão para fazer a Graduação na Alemanha?

Depende da Instituição de Ensino de interesse. De maneira geral, para Cursos ministrados em Alemão, será exigido nível C1 do idioma;

O que é o Studienkolleg?

O Studienkolleg é um Curso Preparatório para o ingresso no Ensino Superior Alemão, no qual o estudante terá aulas de Alemão e de áreas específicas a depender do Curso de interesse. De maneira geral, o Curso é em tempo integral e dura 1 ano e ao final é aplicado um teste. Seu resultado será utilizado para aplicar a uma vaga na Graduação em uma Instituição de Ensino Superior, concorrendo com estudantes estrangeiros;

O que é Foundation?

O Foundation é um Curso Preparatório para o ingresso no Ensino Superior Alemão Particular, no qual o estudante terá, em geral, aulas de introdução a diversas áreas como finanças, Marketing, Recursos Humanos, Negócios entre outros e ainda preparação para redação de textos acadêmicos e apresentações em inglês. Este Curso é oferecido em conjunto com o Curso de Graduação escolhido pelo estudante;

Posso trabalhar durante minha Graduação?

Sim! O estudante de Graduação tem Permissão de Trabalho de 20h semanais;

Devo solicitar o Visto no Brasil?

O cidadão brasileiro tem permissão de entrada na Alemanha como turista por 90 dias e este Visto não é providenciado antes do embarque, é necessário apenas apresentar determinados documentos aos desembarcar no país. De maneira geral, o estudante pode entrar no país como turista e dar entrada na Permanência de Longa Duração já em território alemão.;

O que é Conta Bloqueada?

Conta Bloqueada é um tipo de conta bancária, exigida para a solicitação de Visto de longa duração na Alemanha que permite a comprovação de recursos financeiros suficientes para a estada do estudante no país.

O Seguro-Saúde é a mesma coisa que Seguro Viagem?

Não. O Seguro-Saúde é uma exigência das autoridades alemãs para todo o residente na Alemanha, tanto alemães quanto estrangeiros. Este Seguro-Saúde deve cobrir, em geral, custos com médicos, hospitais, tratamentos, descontos com remédio e será válido para os demais países da União Européia. Ele pode ser um Seguro-Saúde Público ou Privado, a depender do perfil do estudante, e seu valor de cobertura pode variar.

A MAPAei me ajuda a providenciar a Conta Bloqueada e Seguro-Saúde?

Sim, somos parceiros de uma empresa idônea, com excelente prestação de serviço e aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Tenho cidadania européia, preciso providenciar comprovação financeira, seguro saúde ou alguma outra documentação?

Como cidadão europeu, você precisa providenciar somente o Seguro-Saúde, além da documentação solicitada pela Instituição de Ensino!

O Diploma de Graduação alemão é reconhecido no Brasil?

Para ter seu Diploma de Graduação alemão reconhecido no Brasil, é preciso seguir as orientações do Itamaraty - Clique Aqui. É preciso estar atento ao início do processo que se dá ainda em território alemão!;

Quanto tempo posso ficar na Alemanha após concluir o Curso?

Após a conclusão do Curso de Graduação, o estudante tem permissão de residência e trabalho no País por mais 18 meses.

Entre em contato

Atendimento