UA-60948935-1 Para aonde seu Intercâmbio vai te levar?
10 julho 2017
Comentários  0

Mais do que o fato de fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma ou simplesmente conhecer uma nova cultura – você já pensou aonde o intercâmbio pode te levar?

Recentemente palestrei em um fórum sobre educação internacional e abri minha fala perguntando aos participantes (90% do público já havia feito intercâmbio) se já refletiram onde estariam se não tivessem realizado um intercâmbio. Certamente esta experiência proporciona uma mudança na vida pessoal, auxilia a descobrir e trilhar carreira profissional e ainda vivenciar experiências únicas para toda a vida.

Contudo, os ganhos e benefícios do intercâmbio não se dão de forma natural, pelo fato de desembarcar em outro país e passar alguns meses em uma cultura, pois estar em um ambiente internacional não significa viver uma experiência intercultural.

Para ultrapassar este mero contato internacional, visando uma verdadeira experiência de intercâmbio (que inclui trocas, aprendizados e desenvolvimento) com frutos duradouros em sua vida, são necessárias algumas habilidades, dentre elas a competência intercultural.

Mas o que é competência intercultural?

Assim como precisamos de habilidades e competências comportamentais para desempenhar atividades como liderança, negociação e comunicação, na experiência internacional não é diferente.

Descrita, de maneira sucinta, como a capacidade de pensar, agir e trabalhar de maneira saudável e produtiva com as diferenças em distintos contextos culturais, a competência intercultural traz mais segurança às pessoas, auxilia a construir relações genuínas e contribui para o desempenho no trabalho.

De acordo com uma pesquisa* a competência intercultural está entre as 10 competências chaves para os profissionais do futuro até o ano de 2020 e isto não engloba apenas profissionais que terão de atuar em cenários internacionais, mas todos os trabalhadores no mundo corporativo.

Alguns resultados e ganhos da competência intercultural:

1.Ajudam a reconhecer nossas próprias lentes! Vemos e vivemos o mundo através de uma lente. Desenvolver a competência é descobrir que existem outras lentes e que você pode carrega-las consigo. Isso nos leva a aprender novas atitudes, comportamentos e novas formas de pensar – muito bem vindas durante o intercâmbio!

2.Os profissionais desenvolvem melhor:
Pensamento crítico e resolução de problemas
Criatividade e inovação
Comunicação
Empatia
Flexibilidade
Trabalho em equipe

3. Habilidades interculturais são úteis não apenas durante eventos como intercâmbio, expatriação e mudança de país.

Diversidade é uma realidade e temos que lidar com diferenças no nosso dia a dia: empresas diferentes, gerações diferentes, colegas de trabalho, clientes, enfim, pessoas de culturas distintas ainda que brasileiras.

Como a imersão cultural contribui para desenvolver essas habilidades?

De acordo com o psicólogo social David Kolb entre alguns dos elementos que compõe o aprendizado das pessoas sobre o mundo que as cerca, estão as experiências concretas e a reflexão acerca de tais experiências vividas.

A base de aprendizagem e enriquecimento para a competência intercultural são as diferenças. E para isso não basta apenas ler e conhecer: é preciso sentir, experimentar, viver, aprender e o intercâmbio certamente lhe proporciona estas vivências.

Para facilitar esse processo, uma dica de ouro: Orientação Intercultural. A imersão em outra cultura corresponde a uma série de aprendizagens baseadas em experiências, reflexões e emoções e preparar-se para isso é sentir-se mais seguro, confiante e com ferramentas para viver o melhor do intercâmbio!

Que as suas vivências, competências adquiridas e desenvolvidas no seu intercâmbio te levem para lugares incríveis! Nos seus relacionamentos, na sua vida profissional, e, sobretudo, aí dentro de você!

__________________________________________________________________________
*Pesquisa realizada pelo Institute for The Future, localizada em Palo Alto (CA – EUA) para a Universidade de Phoenix – Future Work Skills 2020


Karen Góes- FotoKaren Goes é Psicóloga com atuação em capacitação Intercultural e de Gestão de Pessoas, Coordenadora de treinamento intercultural para imigrantes e refugiados pela SIETAR e responsável pelo serviço de Orientação Intercultural da MAPAei. É intercambista de carteirinha: Curso de Espanhol (Chile, 2015), Representante Cultural na Walt Disney Cia (EUA, 2012), Curso de Inglês (Irlanda, 2012), Intercâmbio de Trabalho na Walt Disney (EUA, 2010/11), High School (Nova Zelândia, 2005).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>